Objetivos e Metas
PROPOSTA DE PROJETOS PARA O BIÊNIO 2019-2021
A AMPID se consolida junto à sociedade brasileira porque demonstra sua uniformidade de ação promocional nas áreas da pessoa com deficiência e pessoa idosa.
A centralidade de cada gestão tem sido manter esse caráter.
Assim, o foco da gestão 2019-2021 será o diálogo com os integrantes do Congresso Nacional e com os parceiros comuns aos nossos objetivos associativos, sem descurar da produção jurídica-científica sobre temas voltados para os direitos das pessoas com deficiência e idosas, além de campanhas educativas sobre direitos respectivos.
Manter a ação comum para os dois eixos específicos que é o desenvolvimento de campanha nacional sobre a necessidade de colaborarmos para viver em cidades amigáveis e acessíveis.
Manter a meta de realização de pelo menos um seminário anual com temas afetos à nossas atividades.
Manter a meta de fortalecimento do corpo associativo buscando novas adesões.
Envidar todos os esforços para apoiar o fortalecimento da Rede Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
PESSOA IDOSA
1. Conhecer o envelhecimento
Estabelecer parceria com instituições que tratem do envelhecimento, iniciando-se com a conceituada Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Projeto de curso à distância, aberto a todos os(as) membros(as) do Ministério Público, sobre noções de geriatria e gerontologia de forma a preparar os(as) interessados(as) sobre a complexidade e os impactos do fenômeno do envelhecimento.
2. A cultura do cuidado
2.a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)
Considerado o comando constitucional e a realidade de que os cuidados com a pessoa idosa estão recaindo quase que exclusivamente sobre a família, estabelecer um projeto de campanha nacional junto ao Ministério Público, aproveitando as articulações do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG, www.mppb.mp.br/index.php/noticias-android/89-cidadao/1826-comissao-do-conselho-nacional-dos-procuradores-gerais-adota-projeto-do-mppb-na-area-do-idoso-como-modelo-nacional ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP www.cnmp.mp.br/portal/images/normas/RESOLUO_154.pdf ) em torno das ILPIs para saber:
Quantas ILPIs temos no Brasil, principalmente nas capitais dos Estados? Como estão funcionando essas ILPIs?
Será que o MP está fiscalizando a contento essas instituições?
O projeto consiste em obter dados sobre as ILPIS nas páginas dos Ministérios Públicos Estaduais, a exemplo do que já ocorre nos MPs do Ceará e de São Paulo (www.mpce.mp.br/caocidadania/idoso-e-deficiente/ilpis-de-fortaleza/ e www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/CAO_Idoso )
2.b Centros-dia
Promover campanha nacional para a criação de Centros-dia, conforme a Política Nacional do Idoso (PNI), até hoje pouco implementada nos Estados e Municípios, junto à conscientização da necessidade de capacitação dos profissionais da saúde para trabalhar com o envelhecimento.
3. Atuação junto ao Congresso Nacional
Atuar junto ao Congresso Nacional para prevenir conteúdo de projetos de lei que indiquem retrocesso em direitos. Apresentar a AMPID por meio de ofício junto à Frente Parlamentar de Defesa da Pessoa Idosa, colocando-a à disposição para o diálogo. Manifestar-se sobre os projetos de lei em andamento.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
1. Promoção de Direitos
1.a. Atuar junto ao Congresso Nacional para prevenir conteúdo de projetos de lei que indiquem retrocesso em direitos. Apresentar a AMPID por meio de ofício junto à Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, colocando-a à disposição para o diálogo. Manifestar-se sobre os projetos de lei em andamento.
1.b. Estabelecer rotina de troca de informações com o GT7 da pessoa com deficiência do CNMP, GNDH e CAOPs.
1.c. Fortalecer os laços com o CONADE e CNDI por meio de seus representantes, obtendo sempre o relatório dos andamentos e decisões dos Conselhos. Tornar obrigatória a resenha de cada reunião.
2. Parcerias
2.a. Estabelecer parceria com as universidades em cada localidade onde haja associado da AMPID para divulgar no site www.ampid.org.br as teses de alunos de graduação / pós-graduação com temas específicos da pessoa com deficiência e idoso. Todas as teses deverão ser pré-avaliadas pelo Conselho Científico no sentido de aferir a existência de alinhamento com os objetivos da AMPID e na preservação de direitos e conquistas da pessoa com deficiência e idosos.
2.b. Estabelecer parceria científica com o CONFEA e o CAU/BR para a divulgação de conhecimento nas respectivas áreas e a inserção em suas páginas eletrônicas o link da AMPID e vice-versa.
2.c. Estabelecer parceria com o Ministério Público de Contas nacional e nos estados relativamente às normas de acessibilidade.
2.d. Estabelecer novas parcerias com o movimento social de pessoas com deficiência. Manter parceria com a Federação Nacional Síndrome de Down.
2.e. Estabelecer parceria com o movimento sindical para a efetivação dos direitos do trabalhador com deficiência e trabalhador idoso, especialmente quanto à preparação para a aposentadoria.
2.f Estabelecer convênios com entidades científicas nacionais e internacionais para a divulgação da produção científica.
PROJETO CONJUNTO PESSOA COM DEFICIÊNCIA/IDOSO
Criar uma atividade única em forma de campanha, seminários locais, entre outros, para as áreas da pessoa com deficiência e pessoa idosa: cidade amiga e acessível. Desenvolver projeto para apresentação junto ao Fundo Nacional do Idoso (a pessoa com deficiência não tem fundo específico).
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Manter a lista autoral de associados(as) que queiram se comprometer com a produção de papers, artigos, resenhas com temas atuais da pessoa com deficiência e pessoa idosa. Preparar previamente a lista de publicação científica com o compromisso do associado para a data aprazada.
Com a pandemia do coronavirus Covid19 tem sido feitas reuniões mensais Quintas Ampidianas com a participação de associados e convidados(as) palestrantes nas áreas da pessoa idosa e com deficiência.
Já efetivado.
Um abraço,