Nota de Pesar – Professor Romeu Sassaki

 

Professor Romeu Sassaki, falecido nesta segunda-feira, 19.09.2022

 

19 de setembro de 2022

 

NOTA DE PESAR   – PROFESSOR ROMEU SASSAKI

 

Profissional com mais de 60 anos de dedicação à promoção da inclusão das pessoas com deficiência, ele foi responsável pela elaboração de pesquisas, produções teóricas e ações políticas, sendo considerado um dos maiores especialistas da área no Brasil.

Formado em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (Fapss), onde atuou como docente.

É indiscutivelmente uma das pessoas mais relevantes na história da construção de uma sociedade mais inclusiva no Brasil. Em 1979, auxiliou na criação do Movimento das Pessoas com Deficiência e participou da criação da Coalizão Pró-Federação de Entidades de Pessoas com Deficiência . Escreveu uma importante obra : “construindo uma sociedade para todos”, um dos primeiros livros sobre o tema, trazendo reflexões para a melhoria dos processos de inclusão .

No início dos anos 90, foi o responsável por trazer a metodologia do Emprego Apoiado para o Brasil, que tem como objetivo analisar o perfil, buscar oportunidades de emprego e fazer a inclusão de pessoas com deficiências mais severas em seu próprio posto de trabalho, invertendo a lógica existente no mercado (incluir para depois treinar), e aumentando, assim, as chances de empregar essas pessoas.

A partida do professor Romeu, diante de sua atuação efetiva e extremamente relevante na defesa e promoção dos direitos da pessoa com deficiência, é sentida por todos nós, associados e associadas da AMPID, e por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e reverenciá-lo .

 

Cristiane Lucas Branquinho – Presidenta

Maria Aparecida Gugel – Conselho Científico

 

 

Compartilhe:

Pessoa Idosa

Pessoa com Deficiência

Artigos

Veja mais matérias

Menu
Pular para o conteúdo